pulsando

Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2012

Conto poético: UM VELHO SONHADOR

Nesta manhã de outono,  sentado frente ao mar, sem
preocupação ou  qualquer compromisso, conversei com um
homem de  idade avançada, digamos, um "velho sonhador ",
prefiro, assim, identificá-lo.
Sabe ouvir, mede as palavras...
Conversa sobre a vida e a morte, a saúde e a doença, fala
da felicidade, como sendo um  bem maior, tão grande quanto a
vida.
Comenta sobre o tempo que já passou,  amizade, lealdade,
honestidade.
Enfim, realça as virtudes mas, também, comenta sobre os 
defeitos humanos.
Disse-me uma coisa muito interessante: 
"devemos levantar templos às virtudes, e cavar masmorras aos
vícios ".
Creio, até, já  ter ouvido esta frase... pode ser engano meu.
Falou de amor e,  neste  momento, se emocionou profundamente.
Tentou disfarçar as lágrimas que lhe rolaram à face, mas não
conseguiu fugir  a minha  discreta e respeitosa  percepção.
De paixão e desejo, também comentou.
Meu Deus, eu estava diante de um sábio, um pensador, disfarçado
em  sua simplicidade.
Eu, sim, era o ignorante.
Deu-me lições claras sobre a paixão.  Deve  ter  percebido as
minhas  angústias afetivas ...
Disse-me, entre outras coisas,  que é um  episódio de fundo  
emocional, normalmente passageiro. Que o importante  é ter
consciência disto, e saber distingui-la dos desejos, que também
são temporários.
Levantou-se, apoiado em  sua bengala  rústica, e despediu-se
cordialmente, prometendo voltar no final da tarde, para
continuarmos a conversa.
Não considero desta forma mas, sim, uma excelente aula,  no
campo das relações humanas, proferida por um  homem  que
apreendeu  tudo com a vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.