pulsando

Seguidores

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Conto poético: TENACIDADE

O sol brilhava intensamente, nesta Ilha de Santa Catarina.
No alto do morro, uma família, nativa do sul da Ilha, liderada
pelo pai, trabalhava na roça, preparando o terreno para o
plantio de aipim, pois o  momento apropriado, já estava
próximo..
O calor escaldante, parecia derreter a fronte  daquele
jovem, que também ajudava o seu pai na pescaria.
Esta era uma condição familiar, muito comum de se
encontrar naquela região. A luta pelo sustento não dava
trégua.
De onde morava, observava as luzes da Cidade, do
outro lado do mar, e se pôs a pensar.
"Esta vida não me levará a um porto social, diferente
do que, hoje, se encontra o meu pai.
Serei igual.
Um homem digno,porém, demasiadamente pobre e
sem um horizonte".
Após conversar muito com a sua família, mudou-se para
um bairro da periferia desta Capital, com o apoio dos
seus padrinhos., também pobres.
Ofereceram-lhe o único cômodo de que dispunham, ou
seja, uma casa de criança, abandonada nos fundos do
quintal, na qual morava o cachorro.
Seu agradecimento foi comovente. Dormiu, naquela
casinha, todo encolhido,  por sete anos.
Foi o tempo  de que necessitou, para concluir o segundo
grau e, após, prestar vestibular na Universidade Federal
de Santa Catarina, formando-se em economia.
Prestou concurso público numa  empresa estatal, chegando
a diretor, na área  econômica.
No momento oportuno, Valmir casou com uma moça,
muito pobre, do Ribeirão da Ilha, das suas épocas de
menino, onde nasceu e se criou.
E eu me sinto gratificado, de haver conhecido e privar
da sua  nobre amizade. Um homem persistente e vitorioso.

2 comentários:

  1. Oi Sinval, muito obrigada por passar por meu cantinho. Digo para você saber que eu não escrevo muito bem em português, estou estudando na Casa do Brasil em Buenos Aires (faz um ano que eu não escrevo por questões personais) mais acho que você entenderá o que eu quero dizer.
    Acho que as pessoas, como Valmir, têm sucesso na vida porque a persistência é uma virtude.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hilda:
    Fico muito feliz em recebê-la em meu blog.
    Seu português está ótimo. Parabéns.
    Muito obrigado.
    Sinval.

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.