pulsando

Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conto poético: O VELHO PESCADOR

Sentado à frente de um fogão rústico, e à lenha, conversava
com um velho pescador, do leste da Ilha.
Chovia muito.
O frio, com vento forte, desencorajava-me sair daquela modesta
casa.
O Senhor Manoel e Dona Kita, casaram-se nos idos de 1950.
Criaram os seus filhos. Sete, ao todo.
Ele me contou muitas histórias. De algumas, até duvidei.
Perguntei-lhe o que fez, para sustentar e educar tantos filhos,
com todas estas dificuldades, que conhecemos.
Apontou para o canto da casa, mostrando-me dois instrumentos
de trabalho.
Uma bela tarrafa, feita por ele mesmo, para pescar os peixes,
oferecidos pelo mar.
"É só ir buscar. Não custa nada". Disse-me ele, com simplicidade.
Levantou-se, apanhou, atrás da porta, uma enxada, bem cuidada,
dizendo-me que possui uma pequena lavoura, de onde
tira todo o sustento da sua família.
"É só trabalhar". Disse-me, com certo orgulho.
Observei que precisa de pouca coisa, para ser muito feliz.
Assim, aproveita esta felicidade, para amar a vida, e admirar as
coisas belas que nos oferece.
O restante, são complicações criadas pelo próprio homem.
Desde pequeno, olho este belo mar, com as suas rochas e
areia limpinha.
O barulho das ondas, é o mesmo. O vento que sopra, também.
Aquelas montanhas, nunca sairam de lá.
Tem umas gaivotas que pousam em cima da minha casa,
desde que me conheço por gente. Parece, até, que são as mesmas de oitenta anos atrás.
Tudo isto é um paraíso. Seria um pecado tentar mudar pois,
aqui, mora a felicidade.
Meus filhos aprenderam tudo isto comigo, e com a Kita. Também são felizes.
perguntei-lhe, então, como educou todos os sete filhos.
Respondeu-me que foi a tarefa mais fácil de todas.
Espelharam-se no exemplo dos pais, e aproveitaram, muito bem,
todo o amor que lhe oferecemos.
Hoje criam os seus filhos, nossos netos, da mesma forma.
De volta para casa, vinha pensando, como complicada é a minha
vida urbana...
Analisei toda a situação, e me convenci de que a resposta, para
toda aquela felicidade, reside na somatória do trabalho, exemplo e amor, que envolve aquela família.
Todo o restante, é consequência...

2 comentários:

  1. Prezada Poetisa, Ísis:
    Fico muito honrado com a tua manifestação,
    sempre objetiva e inteligente.
    Muito agradecido.
    Sinval.

    ResponderExcluir

Querido leitor...seu comentário é muito importante para mim. Obrigado.